Equipe Multidisciplinar





Serviço Social

O desenvolvimento do trabalho do assistente social junto ao paciente oncológico se realiza por meio da intervenção em questões sociais vivenciadas pelo mesmo e seus familiares, ampliando informações, viabilizando e mobilizando recursos na perspectiva de garantir direitos, qualidade e humanização do atendimento, integrando a equipe interdisciplinar contribuindo com a eficiência e otimização dos serviços prestados.

O assistente social é um profissional especializado que trabalha para que as políticas públicas sejam efetivas, informando e garantindo que elas sejão cumpridas, fazendo com que os direitos do cidadão sejam respeitados. Orienta os pacientes quanto aos direitos que o portado de câncer possui garantidos por lei.

As principais atividades do Assistente Social são:
* Entrevista social;
* Viabilização de serviços, tais como: transporte, casa de apoio, dentre outros;
* Orientação aos pacientes sobre direitos e benefícios legais;
* Apoio psicossocial grupal e individual;
* Visitas hospitalares e domiciliares.

Farmácia

O farmacêutico é o profissional responsável pela gestão da farmácia hospitalar oncológica e pelo estabelecimento e acompanhamento do sistema de garantia e controle de qualidade em todos os processos relativos ao medicamento e à atividade farmacêutica.

Como parte do sistema de garantia da qualidade, a equipe de farmácia da Oncovida realiza a seleção, padronização, qualificação dos fornecedores de produtos e prestadores de serviços, aquisição, inspeção detalhada e armazenamento dos medicamentos antineoplásicos, medicamentos de suporte e dos materiais necessários ao preparo e uso destes medicamentos, através de procedimentos operacionais validados que assegurem a rastreabilidade dos processos.

Essa rastreabilidade é garantida pela utilização de um programa de informática que registra todo o caminho percorrido pelo medicamento, desde a seleção e entrada na farmácia até a administração do medicamento no paciente. Todo o processo de produção de medicamentos é executado em tempo real no sistema de informática, onde é gerado um código de barras diferente para cada medicação preparada, a fim de garantir o medicamento certo na dose correta para o paciente certo.

A Oncovida conta com farmacêuticos especialistas em oncologia, que avaliam os componentes da prescrição médica, quanto à dose, qualidade, compatibilidade, estabilidade e interações com outros medicamentos, bem como a viabilidade do tratamento proposto. Preparam os antineoplásicos atendendo os aspectos galênicos de cada produto em concordância com o que é preconizado na literatura científica e pelo fabricante, em condições assépticas, obedecendo aos critérios de biossegurança dispostos na legislação sanitária em vigor.

A Farmácia da Oncovida foi construída de forma planejada e obedecendo à legislação vigente, para garantir os requisitos de esterilidade e biossegurança dos medicamentos preparados, além de possuir rigoroso programa de qualificação e verificação de todos os equipamentos utilizados.

O armazenamento dos medicamentos é realizado de forma criteriosa e com o monitoramento da temperatura durante 24 horas, através de um software inteligente que registra e mantém a temperatura, além de ativar sistemas de alarme e o gerador automaticamente em caso de uma eventual queda de energia.


Odontologia

Uso do Laser de Baixa Potência para o tratamento de mucosite.

O Laser de Baixa Potência é a técnica mais nova, segura e que proporciona melhores resultados nos casos de prevenção e tratamento da mucosite. Mas o que é mucosite? O termo “mucosite” significa “inflamação na mucosa” e vem sido utilizada para indicar lesões decorrentes dos efeitos da radioterapia (cabeça e pescoço) e quimioterapia em geral. O quadro doloroso da mucosite pode impedir a deglutição e mastigação. Consequentemente, o paciente pode se desnutrir/desidratar, complicando ainda mais o tratamento oncológico. O laser é utilizado principalmente pela capacidade de cicatrização rápida e efeito analgésico das lesões.

A cada dia, o laser tem se tornado mais comum em consultórios odontológicos. Mas devemos salientar, o laser que aplicamos na Oncovida é sempre acompanhado pelos médicos do nosso corpo clínico. Desta forma, temos sempre o diagnóstico correto da lesão, e qualquer problema que eventualmente possa surgir, a equipe estará sempre pronta para atender o paciente. Também é muito importante lembrar que a aplicação do laser com a potência errada ou em lesões com diagnóstico errado (nos casos em que uma lesão maligna é tratada como uma lesão comum por serem frequentemente confundidas com aftas ou herpes labiais) poderá aumentar ou agravar seriamente o quadro, tornando-o muitas vezes impossível de ser tratado.

Por isso, é necessário certificar-se de que o dentista é capacitado para o uso do laser de baixa potência para tratamento de pacientes oncológicos, e se é acompanhado por uma equipe medica completa, para auxiliá-lo no caso de dúvidas, principalmente no diagnóstico da lesão, o que na Oncovida, dispomos sempre.

Enfermagem em Oncologia

A Oncovida conta com uma equipe de enfermeiros e técnicos em enfermagem que além do cuidado e atenção ao paciente, se dedicam diariamente ao aperfeiçoamento técnico e científico. Nosso objetivo é acolher, cuidar, orientar e acompanhar o paciente e seus familiares. Desta forma podemos proporcionar um atendimento humanizado, com foco na qualidade e segurança.

Entre as ações da equipe de enfermagem estão a realização da consulta de enfermagem, SAE, administração dos quimioterápicos e medicamentos de suporte, manuseio de cateteres venosos centrais e periféricos, cuidados de enfermagem na assistência do paciente, atendimento de emergência, identificação, monitorização e notificação de eventos adversos.

A equipe de enfermagem atua em parceria com a equipe de farmácia no intuito de alinhar as orientações que serão transmitidas ao paciente na dispensação de medicamentos de administração por via oral. Vários pacientes apresentam dúvidas quanto a dose a ser administrada, horário de administração, forma de administração, possíveis reações adversas e interações medicamentosas.

A compreensão clara do paciente é muito importante, e um fator essencial na adesão ao tratamento. O impacto da notícia do diagnóstico e o tratamento gera ansiedade, insegurança e medo no paciente e seus familiares. Por isso a equipe de enfermagem busca juntamente com a equipe multidisciplinar elaborar estratégias para desmitificar os anseios e medos, para que o paciente realize o tratamento com tranquilidade, serenidade e conforto.

Quer mais informações? Entre em contato conosco

Voltar ao topo