Odontologia

Dra. Marcia Magnus Sampaio
CRO/GO 12094
Especialidade: Cirurgiã Dentista 

Odontologia
Uso do Laser de Baixa Potência para o tratamento de mucosite.

O Laser de Baixa Potência é a técnica mais nova, segura e que proporciona melhores resultados nos casos de prevenção e tratamento da mucosite. Mas o que é mucosite? O termo “mucosite” significa “inflamação na mucosa” e vem sido utilizada para indicar lesões decorrentes dos efeitos da radioterapia (cabeça e pescoço) e quimioterapia em geral. O quadro doloroso da mucosite pode impedir a deglutição e mastigação. Consequentemente, o paciente pode se desnutrir/desidratar, complicando ainda mais o tratamento oncológico. O laser é utilizado principalmente pela capacidade de cicatrização rápida e efeito analgésico das lesões.

A cada dia, o laser tem se tornado mais comum em consultórios odontológicos. Mas devemos salientar, o laser que aplicamos na Oncovida é sempre acompanhado pelos médicos do nosso corpo clínico. Desta forma, temos sempre o diagnóstico correto da lesão, e qualquer problema que eventualmente possa surgir, a equipe estará sempre pronta para atender o paciente. Também é muito importante lembrar que a aplicação do laser com a potência errada ou em lesões com diagnóstico errado (nos casos em que uma lesão maligna é tratada como uma lesão comum por serem frequentemente confundidas com aftas ou herpes labiais) poderá aumentar ou agravar seriamente o quadro, tornando-o muitas vezes impossível de ser tratado.

Por isso, é necessário certificar-se de que o dentista é capacitado para o uso do laser de baixa potência para tratamento de pacientes oncológicos, e se é acompanhado por uma equipe medica completa, para auxiliá-lo no caso de dúvidas, principalmente no diagnóstico da lesão, o que na Oncovida, dispomos sempre.