Farmácia

Cibele Boaventura Borges
CRF - GO 6995
Farmacêutica

Farmácia
O farmacêutico é o profissional responsável pela gestão da farmácia hospitalar oncológica e pelo estabelecimento e acompanhamento do sistema de garantia e controle de qualidade em todos os processos relativos ao medicamento e à atividade farmacêutica.

Como parte do sistema de garantia da qualidade, a equipe de farmácia da Oncovida realiza a seleção, padronização, qualificação dos fornecedores de produtos e prestadores de serviços, aquisição, inspeção detalhada e armazenamento dos medicamentos antineoplásicos, medicamentos de suporte e dos materiais necessários ao preparo e uso destes medicamentos, através de procedimentos operacionais validados que assegurem a rastreabilidade dos processos.

Essa rastreabilidade é garantida pela utilização de um programa de informática que registra todo o caminho percorrido pelo medicamento, desde a seleção e entrada na farmácia até a administração do medicamento no paciente. Todo o processo de produção de medicamentos é executado em tempo real no sistema de informática, onde é gerado um código de barras diferente para cada medicação preparada, a fim de garantir o medicamento certo na dose correta para o paciente certo.

A Oncovida conta com farmacêuticos especialistas em oncologia, que avaliam os componentes da prescrição médica, quanto à dose, qualidade, compatibilidade, estabilidade e interações com outros medicamentos, bem como a viabilidade do tratamento proposto. Preparam os antineoplásicos atendendo os aspectos galênicos de cada produto em concordância com o que é preconizado na literatura científica e pelo fabricante, em condições assépticas, obedecendo aos critérios de biossegurança dispostos na legislação sanitária em vigor.

A Farmácia da Oncovida foi construída de forma planejada e obedecendo à legislação vigente, para garantir os requisitos de esterilidade e biossegurança dos medicamentos preparados, além de possuir rigoroso programa de qualificação e verificação de todos os equipamentos utilizados.
O armazenamento dos medicamentos é realizado de forma criteriosa e com o monitoramento da temperatura durante 24 horas, através de um software inteligente que registra e mantém a temperatura, além de ativar sistemas de alarme e o gerador automaticamente em caso de uma eventual queda de energia.